terça-feira, 29 de maio de 2012

A importância da Perícia no Judiciário Brasileiro.

É fato que existe uma demanda crescente de processos em nossos Tribunais e com isso, cresce também pela necessidade de mais experts em diversos assuntos, os chamados auxiliares do Juízo, os Peritos Judiciais.
Os Peritos Judiciais estão cada vez mais ajudando na tomada da decisão certa junto ao Douto Juízo, dando detalhes e fornecendo informações precisas no assunto que lhe é pertinente e de conhecimento, sendo de suma importância quanto requisitado.
O Perito Judicial ainda não é um profissional reconhecido oficialmente junto ao Ministério do Trabalho, ou seja, não é uma profissão regulamentada, porém isso é um fator que deve mudar com o tempo. Devido a isso, não há uma obrigatoriedade de se filiar a Conselhos de Categorias ou Associações, mas acredito que é sempre muito importante ter o respaldo de um Conselho ou Associação, não só para troca de informações, mas como também, para atualizações constantes.
É necessário que o Laudo Técnico do Perito tenha todas as informações necessárias para ajudar no decorrer da lide, com linguagem técnica e também comum, ajudando na interpretação pelas partes, sem causar "dupla interpretação", sendo assim, concluso!
Todo o Perito deve estar se atualizando constantemente sobre seus conhecimentos técnicos, a fim de estar cada vez mais respaldado em seus pareceres, onde desta forma, irá ser sempre bem requisitado.
O Perito Judicial é um profissional respeitado em todas as Varas, e de suma importância junto ao Judiciário, portanto, façamos nosso trabalho com zelo, profissionalismo e qualidade, pois desta forma, estaremos não só contribuindo junto ao Judiciário, mas também para o reconhecimento de nossa Categoria Profissional.
A todos os Peritos Judiciais, meus sinceros abraços e votos de muitas felicidades, que possamos sempre contribuir a dirimir eventuais dúvidas que possam existir na demanda Judicial.
Um grande abraço,
Fraternalmente,
Marcello Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ler seu comentário! Obrigado, Marcello Costa.