Uma boa noite a todos!
Nesse post, venho explanar minha sincera opinião sobre a polêmica do Exame da OAB.
Percebo que ao conversar com colegas de faculdade, bacharéis em Direito, Advogados e pessoas ligadas ao meio jurídico, o quanto o assunto é polêmico e divergente. As opiniões são variadas e o assunto realmente possui uma grande complexidade!
Falando a respeito do mesmo, compactuo da opinião que o mesmo "fere o direito" do bacharel formado de começar a trabalhar e exercer a sua profissão e dela tirar seu sustento. O formando na maioria das vezes, passou 05 anos de sua vida na faculdade e pagando a mesma com dificuldade (quando particular), tendo gastos com deslocamento e alimentação na mesma, e quando se forma, quer logo vivenciar a rotina jurídica e dela recuperar os gastos feitos junto ao investimento na sua educação. Outro fator importante e que considero que deveria ser levado em consideração é que a OAB, não tem como prerrogativa a fiscalização na formação. A mesma deveria se preocupar em auxiliar os advogados, facilitar a vida dos mesmos com ferramentas e fiscalizar e punir os desvios de conduta, daqueles que são vinculados a entidade. O Exame também não deveria ser cobrado, pois o recolhimento no mesmo é enorme e por ser "obrigatório", teria que ser gratuito! NÃO SOU CONTRA A OAB E SIM CONTRA A IMPOSIÇÃO DESSE ARBITRÁRIO EXAME, PARA QUE O PROFISSIONAL COMECE A TRABALHAR!
Tal exame também movimenta outro mercado bem promissor, o de cursinhos preparatórios, vejam amigos quanto possíveis interesses, estão envolvidos no referido exame!
Aqueles que defendem o exame, possuem como justificativa que o mesmo tem como objetivo melhorar a qualidade dos advogados no mercado, EU NÃO PENSO DESTA FORMA E JUSTIFICO MEU PENSAMENTO DA SEGUINTE FORMA: Se é para melhorar a qualidade no atendimento aos clientes, porque não se cobrar um exame de rotina para aqueles que já foram aprovados, ocorrendo de tempo em tempo, tipo uma requalificação profissional? E para aqueles que quando se formaram quando o exame não era obrigatório, como fica a qualidade de atendimento desses profissionais?
SOU A FAVOR SIM DE CURSOS E INVESTIMENTOS EM RECICLAGEM CONSTANTE, ISSO SIM QUE A OAB DEVERIA SE PREOCUPAR, A RECICLAGEM CONSTANTE DE SEUS ADVOGADOS!
Na minha opinião a Ordem faz uma prova muito puxada e com isso, acaba por restringir o acesso ao trabalho desses formandos e assim sendo, constituindo uma "reserva de mercado" aos escritórios já existentes!
Sei que muitos colegas de faculdade irão contra esse meu pensamento, e que colegas do meio jurídico também, mas isso é bom, faz com que a democracia prevaleça e que possamos debater sobre tal Exame e sua legalidade jurídica!
Espero que a vida do mesmo seja curta, onde a sociedade irá perceber que não há interferência na qualidade de atendimento se o mesmo existir ou não.
O que se precisa melhorar é a formação dos futuros profissionais, checar quais são as Universidades que possuem o curso de Direito em sua grade e como o mesmo é administrado. E isso não cabe a OAB e sim ao MEC, o MEC tem que fiscalizar a qualidade de ensino fornecida e cobrar por melhorias na formação dos futuros Operadores do Direito!!! Essa no meu entender, é a solução para a sociedade ter um advogado de qualidade na busca pelos seus direitos!
Não irei me prolongar muito no assunto, devido sua alta complexidade, mas deixar nessas breves linhas, minha pequena contribuição para refletirmos a respeito sobre tal assunto. E no que depender de mim, irei contribuir pelo FIM DO EXAME DA OAB!
Aproveito este, para desejar um grande abraço a todos meus amigos advogados, meus colegas de faculdade, meus companheiros Peritos Judiciais e aos companheiros do TJ/RJ também!
MEU RESPEITO A TODOS OPERADORES DO DIREITO!
Um fraternal abraço a todos e sucesso sempre em nossas vidas!
Cordialmente,
Marcello Costa.
"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual, Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no Juizado Especial (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um prazer ler seu comentário! Obrigado, Marcello Costa.