domingo, 16 de junho de 2013

Dicas importantes aos corretores de imóveis!

Olá amigos(as) Corretores(as) de Imóveis,

É um prazer imenso poder compartilhar com os demais, um pouquinho do conhecimento acumulado ao longo de minha trajetória profissional na área comercial.

Hoje a profissão de corretor de imóveis está em um crescimento impressionante e desta forma, se faz necessário que os nobres colegas de profissão estejam atualizados e antenados com as situações e características do mercado que nos cerca.

Um dos fatores para se ter sucesso nessa nobríssima profissão é ser pontual e sincero!
Pontualidade e sinceridade caminham lado a lado no que tange a necessidade da busca pelo sucesso em nossa profissão, pois a pior coisa que possa existir em um atendimento de um profissional é chegar atrasado no compromisso agendado previamente. E percebam, o atraso é uma falta de sinceridade!!!
Sejamos sinceros com nós mesmos, evitando a criar situações, a iludir nossos pensamentos e daqueles que nos norteiam.
O corretor que prima por esses aspectos, tem metade do caminho andado para se chegar ao sucesso tão almejado!

Agora vamos falar também de apresentação pessoal, o famoso marketing pessoal. Já pensou em ser atendido por um corretor vestido de forma deselegante e falando gírias? Eu sinceramente fico triste só de imaginar uma situação dessas... Agora percebam que o marketing pessoal é de extrema importância ao longo de sua carreira no mercado imobiliário, pois será  através dele, que você irá se tornar um corretor conhecido e respeitado. Suas ações, comportamentos, a forma de seu atendimento e acima de tudo a forma como você atende seu cliente, será sempre colocado em consideração! A vestimenta também é um fator importante, mas quando falo disso, não falo de marca, de grifes e sim de apresentação pessoal! Já imaginou ser atendido por um corretor suado, barbado e vestido com uma calça surrada, tênis e blusa de malha? A imagem que você carrega diariamente será a mesma que você irá construir para sua carreira!!! Você gostaria de ser atendido por um corretor bem vestido, de calça social e blusa social, ou até mesmo de terno e gravata, como muitos já o fazem, ou ser atendido por um "profissional" conforme mencionado acima? Apresentação, forma de agir, conhecimento, atendimento de forma clara e objetiva, são primordiais para uma carreira de sucesso!

Fatores muito importantes a serem abordados com o dono do imóvel são o preço do mesmo para venda, sua localização(ponto), possível tempo para concretização da referida intermediação, opção de venda (ou autorização) e o contrato de exclusividade! Percebam que no mercado atual, com o "bom imobiliário", os proprietários de imóveis e até mesmo alguns colegas de profissão, estão super valorizando os mesmos e contribuindo desta forma, a tornar o mercado recessivo em alguns bairros, onde a super valorização não acompanha o orçamento de quem quer adquirir seu novo patrimônio ou até mesmo realizar o sonho da compra do primeiro imóvel, o sonho da casa própria! É responsabilidade do corretor, informar o preço justo para venda na referida região e orientar ao proprietário a não valorizar ao extremo o seu patrimônio, pois somente assim, seu apartamento/casa, será vendido dentro do prazo que o mesmo espera! 
Dentro desse parágrafo temos que destacar ainda mais a importância de se trabalhar com exclusividade, pois a mesma é um "cheque ao portador". Como assim? Percebam que quando se tem um imóvel com exclusividade por um determinado tempo, e se o mesmo está sendo trabalhado dentro dos aspectos já abordados nesse post, o imóvel será vendido e o corretor irá receber seus honorários trabalhando menos do que espera! É difícil pedir exclusividade no mercado atual? Até pode ser, mas depende da forma que se é abordado o referido tema!
A Exclusividade á a melhor forma para se trabalhar e acima de tudo é garantia de honorários! O corretor de imóveis que não exige exclusividade ou que não busca ao menos conseguir a mesma, não valoriza seu potencial de trabalho! 
Em minha empresa, todos os imóveis que eu faço captação, busco e primo pela exclusividade e procuro orientar meus parceiros de trabalho a fazerem o mesmo, mas infelizmente, não são todos que pensam desta forma, por isso, deixo que aprendam com os próprios erros... Afinal de contas é errando que se aprende, não é mesmo? 

Conquiste seu cliente com conhecimento de mercado, com atitudes, com ações, o cliente de hoje poderá ser também o cliente de amanhã, ou até mesmo indicar a você um novo negócio através de um amigo do mesmo. Por isso, faça sua "carteira" de clientes crescer! Lembre-se dos aspectos que o fazem estar feliz, como por exemplo, lembrar de sua data de aniversário e mandar um e-mail lhe desejando felicidades... Isso é muito importante, é o famoso "pós venda".

Enfim, são variados os aspectos e fatores que irão contribuir para tonar o nobre colega um profissional respeitado e conceituado no mercado de trabalho, mas é preciso saber que a atualização e conhecimento, são imprescindíveis para o "suce$$o".
Portanto amigos corretores, busquem informações, não sejam apenas "mostradores de imóveis", pois não há espaço para esse tipo de "profissional" em nossa categoria de trabalho!
Desejo a todos bons negócios e que possamos a cada dia realizar mais e mais o sonho da casa própria para milhares de brasileiros!
Um fraternal abraço,
Marcello Costa.

"Marcello Costa, Político, Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, Palestrante, Colunista do Blogão dos Lagos com a coluna "Política da Gema", premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."








Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ler seu comentário! Obrigado, Marcello Costa.